Trilhas da vida profissional

Tenho 32 anos, sou carioca, tenho dois amores (meu filho Vinícius e meu amor e amigo Ramon),  moro no Riachuelo, bairro próximo ao Centro do Rio, no subúrbio, Pertinho da Uerj, faculdade onde fiz minha graduação em Pedagogia.

No curso de Pedagogia, obtive habilitação na docência do magistério das matérias pedagógicas para o Curso Normal, habilitando-me ao Infantil e ao Fundamental, e também, no trabalho com Jovens e Adultos.

A UERJ me fez crescer, aprendi a ver o mundo com um olhar diferente, aquele olhar que olha e procura ver mais daquilo que está ali, um olhar questionador, transformador, responsável. Palestras, seminários, conversas nos corredores, professores encantadores e diversos… fizeram muito do que eu sou hoje.

Trabalhei com todas as idades, dando aulas de Informática Educacional, crianças da educação infantil, jovens do ensino médio e também crianças com necessidades especiais.

Nesta mesma área, coordenei professsores, elaborando planejamentos e estruturando conteúdos pedagógicos, planejando jogos virtuais para as aulas de informática de diversas escolas do Rio de Janeiro.

Atuando com esta necessidade, a relação com designers e desenhistas de jogos, sites para escolas, webquests, etc, fez com que eu me apaixonasse pela capacidade que estes profissionais tem de dar vida no ambiente virtual a idéias, projetos, sonhos.

Na área de tecnologia e educação, busquei uma formação específica cursando a primeira turma da Faculdade CCAA de pós-graduação, em Multimídia e educação. Apesar de ser um curso e uma faculdade recente, o corpo docente (muito bom), a infraestrutura da faculdade e a seriedade da coordenação do curso me fizeram embarcar no projeto, além de ser um curso no meu bairro, fiquei felicíssima em prestigiar meu bairro, afinal, cresci no Riachuelo e quero vê-lo crescer.

Voltando ao meu trajeto profissional, passei por salas de aula de ensino fundamental e educação infantil, como “professora regente”, se é que podemos dizer que a professora rege uma turma, na verdade, creio que uma professora orientar a turma, encantá-la pelo aprendizado, gosto mais de chamar de”professora orientadora” ou porque não “professora encantadora”. Consegui ser esta profissional na educação infantil, onde o lema da maioria das escolas é mesmo encantar e animar as crianças com o aprender.

No ensino fundamental, a professora ainda carrega a responsabilidade de passar conteúdo ao aluno e não orientá-lo ao aprendizado. Mais valeu, um belo aprendizado, hoje sei exatamente o que amo fazer, em termos de educação.

Trabalhei também como Designer Instrucional, uma carreira muito interessante, mas não me interessei por muito tempo pelo trabalho com conhecimentos específicos da empresa – a Vale – como o funcionamento de máquinas complexas, explosivos, etc.

Esta experiência também foi muito enriquecedora, tive a oportunidade de bolar a estrutura de jogos de tabuleiro, apostilas e apresentações para profissionais desta empresa e aprendi muito.

Nunca abandonei a Tecnologia na Educação. E esta relação, me levou, da Pedagogia para a Tecnologia, com o Design para educar.

Me apaixonei por este trabalho, que faz tudo acontecer on-line, encurtando distâncias, viabilizando idéias e projetos antes impossíveis ou não tão ricos, tão criativos, tão chamativos.

Foi aí que eu comecei, como freela, a projetar primeiramente jogos educativos e webquests e em seguida, websites, projetos gráficos, estruturas de sistemas EAD, para escolas e empresas, entre outros trabalhos. Fiz um curso de Design para Web e li bastante para adquirir mais conhecimento sobre a área.

Estudando, assistindo palestras e lendo bastante, vou me capacitando e aprendendo mais, criando coisas mais legais e me realizando profissionalmente.

Criei com outros sócios minha empresa, a Estudio Click, onde atuo na área de arquitetura de projetos e design para a educação. Lá, comecei a projetar primeiramente jogos educativos, webquests e em seguida, projetos gráficos e conteúdos pedagógicos para sites de escolas, estruturas e conteúdos para sistemas de cursos a distância, para escolas e empresas, entre outros trabalhos. Fiz um curso de Design para Web e li bastante para adquirir mais conhecimento sobre a área.

Realizei treinamentos e palestras para empresas como a Computertoys Informática Educacional e o CETE – Centro de Estudos Técnicos empresariais além de escolas diversas, dentre elas o Colégio Santa Dorotéia, o Instituto Isabel, o Colégio Curso Desafio, falando sobre O uso das Tecnologias na Educação e Robótica Educacional, para professores. Para crianças, falei sobre o importante tema Segurança na Internet.

Ainda no CETE, Centro de Estudos Técnicos Empresariais, fui coordenadora pedagógica dos cursos da empresa e do MBA em Gestão Avançada do Varejo Farmacêutico, onde supervisionava o material didático elaborado, atendia alunos e professores e fazia a ponte com a Universidade Gama Filho, instituição chanceladora do curso. Professora substituta de didática do ensino superior no MBA de Gestão Avançada do Varejo Farmacêutico. Na ausência de professores, fui professora substituta de Didática do Ensino Superior neste curso.

Estudando, assistindo palestras e lendo bastante, vou me capacitando e aprendendo mais, criando materiais interessantes e me realizando profissionalmente.

Fiz parte da equipe Proximus Tecnologia trabalhando com a criação de material didático e conteúdo para os cursos a distância, o design instrucional de apresentações e apostilas para treinamentos, e a gestão de cursos online e presenciais.

Posso dizer que fui muito feliz promovendo idéias, projetos, educação e tecnologia, através dos meus trabalhos, palestras e aulas.Mas a maternidade me recordou a paixão pela criança através do amor que possuo pelo meu filho. Visitando o site da escola onde atuo hoje, a muitos anos atrás, já sonhara trabalhar ali. Ao realizar uma entrevista, tive a certeza: vi que não tem como não ser mais feliz do que aprendendo junto com as crianças.  E estar no meio da natureza, não tem preço. Proporcionar isso a meu pequeno, também não tem. Um mundo de novas possibilidades para criar, aprender e vivenciar se abriu para mim. E agora, aqui estou eu, criando vínculos, elos, pontes, redes e conexões muito além do computador. Vivendo esta linda aventura de ser professora, encantadora de ideias, animadora de emoções, feliz, muito feliz.

Fiz muita coisa em minha carreira profissional, em tão pouco tempo. E posso dizer que ser professora da educação infantil é uma das mais desafiadoras tarefas. De maior responsabilidade, atenção e dinamismo. Professor deveria mesmo ganhar muito. Mas o da educação infantil, este, não tem preço.

😉

Para falar comigo, é só me escrever: lima.alice@gmail.com

3 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Erika
    maio 21, 2010 @ 21:42:55

    Alice “multimídia”,
    Estou encantada com seus depoimentos e fico orgulhosa de ver minha amiga “caçula” ter se tranformado em uma pessoa tão cheia de bom conteúdo. Espero que você continue sempre evoluindo e evoluindo e evoluindo. Tenho certeza de que você vai longe. Aliás, por conhecer tão bem esse seu poder criativo, sempre tive essa certeza.
    Grande beijo de sua amiga.
    Erika Miranda

    Curtir

    Resposta

  2. patricia melo
    mar 02, 2014 @ 03:11:26

    uau.. vc realmente é multimídia. parabéns por este dom que Deus te deu. suas palavras parecem sair do fundo do coração , tamanha paixão que vc transmite ter naquilo que se propôs atuar na vida!!! profissão linda !! ensinar e “encantar” essas crianças amadas. Que Deus te ilumine cada dia mais.Seja sempre abençoada bjs Patricia Melo mãe M.Fernanda cic /2014

    Curtir

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: