Propósito

“Viver pouco mas
viver muito
Ser todo pensamento
Toda a esperança
Toda a alegria
ou angústia – mas ser 

Nunca morrer
enquanto viver.”

Eunice Arruda

Vi este lindo poema em uma revista antiga, edição de outubro de 2006 da Vida Simples e ele me fez refletir um poquinho sobre o propósito. Esta palavrinha, propósito. Qual o propósito, motivo e razão pela qual vivemos?

Viemos para viver muito? Vale mais viver muito mas ter pouca vida dentro de si, no coração, pouca história para lembrar, rir e chorar? A vida passa como um relâmpago e, ou se aproveita, ou quando você vê, passou.

É preciso sentir o coração acelerar, é preciso ter motivo para ter lágrimas rolando de todo o jeito, de emoção e alegria, pelos cantinhos longe do nariz, e ainda, aquela lágrima que se mistura com a saliva e faz a dor ter um gosto, não amargo, mas salgadinho, gosto de lágrima mesmo.

É preciso manter-se vivo. E para manter a chama da vida no coração acesa, agente tem se manter fiel aquilo que agente acredita,  lutar por isso, cuidar de quem amamos, amar e amar e amar intensamente. E calmamente também.

Precisamos deixar para trás pessoas que nos magoam. Que nos fazem mal. Ter coragem para dizer não. Ter coragem para dizer sim. E se não tiver respostas, precisa ainda assim, dizer um não, ou um sim. E saber encarar a realidade de que, nem sempre as escolhas serão as melhores, ou as mais fáceis. Poderão ser as opções ambas ruins. Ou ambas boas. E escolher vai ser sempre difícil. Mas é preciso caminhar, escolher e decidir cada minuto na vida. Pois não se pode morrer enquanto se está vivo. É proibido morrer, enquanto viver.

“Larga o cobertor, a cama, o
medo, o terço, o quarto, largar
toda a simbologia e religião; largar o
espírito, largar a alma, abrir a
porta principal e sair. Esta é
a única vida e contém inimaginável
beleza e dor.”

(parte do poema “sair”, de Antonio Cicero).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: